Alemanha: Rothenburg e Nuremberg.

Bons slides ou vídeos de viagens fora do Brasil. Você pode clicar em "Responder este tópico" para fazer comentários.
Responder
Mochileiro
Mensagens: 607
Registrado em: 27 Mai 2012, 23:40

Alemanha: Rothenburg e Nuremberg.

Mensagem por Mochileiro »

[align=justify][tab=30]O anexo, nas palavras do agente de viagem Edison Piazza, é "mais uma bela apresentação de duas cidades vizinhas, "Rothenburg e Nuremberg", localizadas nos arredores de Frankfurt, na Alemanha.

[tab=30]Rothenburg, cujo nome correto e completo é "Rothenburg O. D. Tauber", pequena cidade com 12 mil habitantes, de arquitetura medieval, uma das únicas cidades da Alemanha onde o muro de defesa ao redor da cidade ainda se encontra intacto.

[tab=30]Na praça principal tem um anexo da Prefeitura da cidade, ou seja, a "Ratsherrntrinkstube", taberna da Prefeitura, na qual ocorreu uma cena histórica, durante a guerra dos trinta anos, lembrada até hoje. De hora em hora, no intervalo entre 11h:00m e 14h:00m, abrem-se as duas janelinhas ao lado dos dois relógios, aparecendo, à esquerda, a figura do Comandante (austríaco) Tilly, com um olhar admirado para a outra janela, onde está o Prefeito (Georg) Nusch, bebendo num canecão, contendo um galão de vinho. É uma homenagem a esse prefeito "Altbürgermeister", prefeito honorário, que salvou a cidade da invasão das tropas austríacas (de Tilly), por ocasião da Guerra Religiosa dos 30 Anos. Tilly, que era católico, depois de longo cerco penoso à cidade, intimou as autoridades locais a uma reunião naquela taberna, para tratar da rendição (31 de outubro de 1631). A reunião iniciou com a declaração de Tilly de que todas as autoridades seriam enforcadas, e a cidade ocupada. Na hora da reunião, o taberneiro, querendo agradar, ofereceu aos austríacos o melhor vinho local, num canecão, contendo um galão, o qual, como era de hábito na época, passava de boca em boca (como o chimarrão gaúcho), para cada um tomar um gole. Tilly bebeu mais de uma vez e, provavelmente, já meio "tocado", zombou dos autóctones, apostando que não haveria homem local capaz de beber o conteúdo total do canecão de vinho, sem respirar uma só vez (lembrando que Rothenburg fica na região da Francônia alemã, tradicional produtora de vinhos, os excelentes "Franken-Wein"). O prefeito Nusch se sentiu no dever de enfrentar o desafio, mesmo sacrificando-se pessoalmente, mas na condição de que Tilly se retirasse de Rothenburg, sem represálias, caso ele conseguisse. Tilly topou, e o prefeito enfrentou. Deu certo, o Burgomestre conseguiu o seu intento. Dizem que ficou em coma três dias, quase morreu. Tilly cumpriu com sua palavra, e se retirou. Dessa forma, Rothenburg foi salva mais uma vez de uma guerra, e por isso o prefeito Nusch é homenageado até hoje naquela torre da taberna municipal, algumas vezes por dia.

[tab=30]Porém, mais tarde ela foi atacada pelas forças aliadas e teve quase 90% da cidade destruída. Sua reconstrução seguiu os estilos originais e contou com ajuda de empresas e pessoas do mundo todo. E como reconhecimento, no muro de defesa ao redor da cidade, tem os nomes dos principais colaboradores inscritos em suas paredes. Ao andar pelas voltas dos muros, você pode ver nomes de colaboradores, de cada metro quadrado.

[tab=30]Ao final da tarde aparece um mensageiro para informar que a população pode dormir tranquila, pois não há iminência de invasão de inimigos. É claro que isso é apenas para manter uma tradição, pois não há nada de ataque inimigo por lá. Mas é muito interessante e curiosa essa tradição mantida, até hoje, na cidade.

[tab=30]Nuremberg, com meio milhão de habitantes e quase 1.000 anos de fundação, é uma mistura de uma cidade moderna e um antigo centro medieval. Ambas de uma riqueza arquitetônica e cultural fantásticas, que vale a pena visitar.
[/align]
Você não está autorizado a ver ou baixar esse anexo.
Responder