CAFÉ: pesquisa comprova benefícios e malefícios.

Encontre aqui informações úteis e simples sobre saúde. Observe que o conteúdo é retirado de blogs da internet ou de emails que circulam na rede, nem sempre contendo a fonte científica. Portanto, trata-se, geralmente, do sábio "conhecimento popular".
Responder
Mochileiro
Mensagens: 607
Registrado em: 27 Mai 2012, 23:40

CAFÉ: pesquisa comprova benefícios e malefícios.

Mensagem por Mochileiro »

[align=justify]Pesquisa da USP comprova: consumo moderado de café faz bem à saúde

O consumo habitual de café pode prevenir doenças e ainda auxiliar no desempenho físico. É o que comprova estudo feito na Unidade de Pesquisa Café e Coração, do Instituto do Coração (InCor) do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (USP). Nos últimos cinco anos, foram feitas análises com 150 consumidores de café, e a bebida revelou ser uma das principais fontes de antioxidantes para o organismo, se consumida de forma razoável.

Os resultados apontam para efeitos benéficos na saúde quando o consumo é feito em doses moderadas. "Já se sabe que a ingestão de altas doses de cafeína pode desempenhar efeitos deletérios na pressão arterial e na frequência cardíaca", afirma o médico Bruno Mahler Mioto, um dos cientistas envolvidos na pesquisa. O médico, contudo, garante que quando se analisa a ingestão habitual de café, os resultados obtidos são geralmente neutros ou positivos.

Os participantes do estudo inicialmente ficaram 21 dias sem ingerir café. Em seguida, tomaram café continuamente, 450 ml por dia, em dois períodos de 28 dias. Em cada fase foram realizados exames de holter (que mede a frequência cardíaca permanentemente ao longo do dia), colesterol, pressão arterial, testes de esteira e de reatividade vascular. Nos testes de esteira, os consumidores de café tiveram melhor performance atlética e maior tempo de exercício, até mesmo nos pacientes com problemas cardíacos.

Outro benefício para a saúde associado ao café é na prevenção de doenças, como comentou Mioto: "um estudo com 300 mil pacientes realizado nos Estados Unidos revelou que o café está associado à diminuição de mortalidade total, por doenças cardiovasculares ou mesmo devido a causas externas". A literatura médica também registra que o café tem efeito protetor contra diabetes.

Fonte: http://www.agrosoft.org.br/agropag/227607.htm, acesso em 04/01/2014[/align]
Responder