Parque Yosemite, EUA.

Bons slides ou vídeos de viagens fora do Brasil. Você pode clicar em "Responder este tópico" para fazer comentários.
Responder
Mochileiro
Mensagens: 607
Registrado em: 27 Mai 2012, 23:40

Parque Yosemite, EUA.

Mensagem por Mochileiro »

[align=justify]Contribuição de Edison Piazza: "Segue, ANEXO (vide abaixo), documentário que mostra as maravilhas de um dos mais belos parques nacionais dos Estados Unidos: o “Parque Nacional Yosemite”, localizado na Costa Oeste, estado da Califórnia.

O Parque Nacional de Yosemite (Yosemite National Park) é simplesmente um dos mais belos lugares na terra. O vale de Yosemite impressiona pelos seus enormes paredões de granito, pelas gigantescas cachoeiras (Yosemite Falls com seus 739 metros é a maior da América do Norte e terceira maior do mundo), pelos seus volumosos rios além dos bosques de sequóias gigantes que são os maiores seres da Terra. Em Yosemite tudo espetacular, majestoso e grandioso. Melhor ainda, 95% de Yosemite é designado como "Wilderness" e é apenas acessível a pé ou a cavalo.

Yosemite foi o quarto parque nacional criado nos Estados Unidos, ele foi criado em 1 de outubro de 1890. Antes dele foram criados o Yellowstone, o Sequoia e o General Grant (agora Kings Canyon). Mas antes disso, Yosemite já estava sendo protegido como um parque estadual, isso foi em 1864 antes mesmo da criação de Yellowstone. Algumas pessoas defendem que Yosemite pode ser considerado o parque nacional mais antigo das Américas, ele não é apenas um equívoco da história. Quando Yellowstone se tornou parque nacional em 1 de março de 1872, ele precisou virar um parque nacional pois não poderia ser atribuído a sua gestão a um estado, pois o estado de Wyoming ainda não existia.

O parque possui uma enorme área de 761.236 hectares sendo praticamente do tamanho do estado americano de Rhode Island. A sua altitude varia entre os 600 metros no leito do Merced river até os quase 4.000 metros de altitude no cume do Monte Lyell, além disso o parque possui cerca 1.400 quilômetros de trilhas, quase 240 espécies de aves, 80 espécies de mamíferos, 1.400 espécies de plantas e 37 tipos de árvores, incluindo as maiores árvores na Terra, as sequóias gigantes. Existem três bosques de sequóias gigantes no parque: o Tuolumne, Merced e Mariposa. Essas maravilhas naturais lhe valeram a designação de Património Mundial em 1984.

O Parque está aberto o ano todo, na primavera e início do verão as cachoeiras estão no seu auge alimentadas pelo derretimento da neve além das flores selvagens que dão um colorido todo especial as pradarias das montanhas. No final do verão o tempo está bonito e estável, por isso suas áreas mais elevadas e os paredões são abertos aos caminhantes e escaladores. No outono as cachoeiras praticamente secam e no inverno a neve cobre as montanhas convidando os esquiadores e snowboarders para um passeio. Normalmente a temporada de escalada nos grandes paredões de Yosemite Valley vai de Maio a Novembro e em Tuolumne Meadows de Junho a Outubro.

A palavra nativa original para o vale de Yosemite foi Ahwahnee que significava "lugar das bocas escancaradas” em referência a suas enormes cachoeiras. O nome Yosemite foi dado pela primeira vez em 1850 pelo Dr. Lafayette Bunnell, que sugeriu esse nome após nomear a população residente nativa. Esse nome é uma derivação de “urso-pardo” no dialeto do povo Miwok, “O-hoo-ma-te”. Mais recentemente, historiadores têm sugerido a palavra deriva em vez de "Yehemite", que significa "eles são assassinos", e foi possivelmente uma referência à rivalidade histórica entre os grupos Miwok e Mono Lake Paiute devido às suas frequentes disputas territoriais.

Este é um dos passeios mais espetaculares dentro dos Estados Unidos. Perto de 4 milhões de pessoas visitam o parque todos os anos. Quem gosta de natureza, de paisagens, de ar puro, precisa conhecer esse parque.
[/align]
Você não está autorizado a ver ou baixar esse anexo.
Responder